Banner02

Banner08

terça-feira, 4 de junho de 2013

Timonenses ganham campeonato Brasileiro de Luta de Braço

Depois da conquista do Brasileiro de Luta de Braço, mulheres de Timon brigam para chegar ao Mundial que será disputado em setembro na Polônia

O Imparcial

Cada dia que passa as mulheres vem conquistando mais espaço no esporte. Nas modalidades relacionadas à arte marcial, as musas também vêm ganhando força e representando bem o esporte maranhense, tanto nas competições nacionais quando nas internacionais. Dessa vez a luta de braço é destaque, principalmente, pela conquista do ouro e prata no Campeonato Brasileiro de Luta de Braço, realizado em Cabedelo (PB) e também fora do Brasil. Agora as atletas de Timon brigam para chegar ao Mundial de Luta de Braço, realizada em setembro, na Polônia, porém, a falta de patrocínio ainda preocupa as atletas.
Timonenses conquistam o brasileiro de Luta de Braço
Como preparação para o mundial, será realizado outro Campeonato Brasileiro de Luta de Braço, entre os dias 14 e 16 de junho, em São Paulo. A competição é uma espécie de seletivo, que garante a classificação para este mundial, que será disputado na Polônia, no mês de setembro.

A atleta e presidente da Federação Maranhense de Luta de Braço, Anna Célia, tem dois sonhos a serem concretizados. Como perfil de atleta sonha em ter um título mundial, mas tratando-se de dirigente da federação, o grande sonho é a expansão da luta de braço em todo o Maranhão e tornar o esporte popular, lembrando que a federação tem como sede o município de Timon.

Não foi fácil

Disputar o Brasileiro não foi fácil, assim como as competições anteriores, principalmente pela falta de subsídios. Deixando de realizar sonhos pessoais, os atletas tiram dinheiro do próprio bolso para custear os gastos das viagens, mesmo com ajuda da Federação Maranhense de Luta de Braço e da Academia Fran-Paulo, que não é o suficiente. Para a presidente da federação, como em qualquer outro esporte maranhense, falta o incentivo financeiro por parte do poder público e privado, que ainda é uma grande barreira.

No ano passado, os atletas participaram da equipe brasileira. Nesta temporada ainda será realizado um evento que soma pontos para garantir classificação ao mundial, ou seja, os atletas precisam se empenhar para conquistar esse resultado positivo, no Brasileiro em Indaiatuba (SP), de 14 a 16 de junho.

Para chegar ao Campeonato Brasileiro de Cabedelo foi realizado o Campeonato Maranhense de Luta de Braço, em Timon. A delegação maranhense foi representada por Anna Célia (50 kg), Emiliano Santos (65 kg) e Rosilda Duarte (55 kg). A última conquistou o ouro e os outros dois ficaram com a prata.

Os treinamentos acontecem na academia Fran-Paulo, em Timon e sempre realizam competições internas. A expectativa para o segundo semestre é das melhores, principalmente para as revelações da categoria Junior, que começaram na sub-junior e gostaram da prática do esporte, pegando no pesado para subir de categoria.

Federação

A Federação Maranhense de Luta de Braço (FMLB) funciona há três anos e é a entidade credenciada junto a Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo (CBLBH). Sempre representa o Maranhão nas competições nacionais e está trabalhando para divulgar a luta de braço no estado.

Realizam eventos estaduais, locais, profere palestras sobre a modalidade, treina adultos, juniores e pessoas com deficiência, além de cadastrar atletas. Ainda caminha para alcançar a formação e consolidação da luta de braço, em especial em Timon, onde concentra boa parte dos atletas. Atualmente cerca de 60 atletas estão filiados.

Categorias

As categorias variam com a faixa etária, peso e sexo seguindo padrões estipulados pela Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo (CBLBH).

Entre as categorias estão: Feminino Sênior: categorias braço direito e esquerdo: 50 kg, 55 kg e 60 kg; Masculino Sênior: categorias braço direito e esquerdo: 55 kg, 60 kg, 65 kg, 70 kg, 75 kg, 80 kg, 85 kg, 90 kg, 100 kg, 110 kg e +110 kg; Máster 40; Máster 50. As categorias Junior são classificadas em sub 21 e Pessoas com deficiência. 

Próximos eventos

De acordo com o calendário nacional serão disputados no segundo semestre: Brasileiros Interclubes de Luta de Braço, em Indaiatuba (SP); Mundial na Polônia, em setembro; Copa do Brasil Estadual; Campeonato Maranhense Cruzador de Luta de Braço e Campeonato Timonense de Luta de Braço. Alguns eventos recreativos em escolas para crianças e adolescentes também estão agendados, em Timon.

Histórico

Uma campeão chamada Anna Célia
Anna Célia começou a praticar luta de braço há três anos. Primeiro campeonato foi o Norte/Nordeste, em Teresina. Olhou o anuncio na TV e participou. Foi então que a partir desta competição descobriu que a luta de braço é um esporte regulamentado e que possui competições formalizadas nacionais e internacionais. No cenário internacional já conquistou títulos como vice-campeã e terceiro lugar no Japão, ficando em quarto no quadro geral. Segundo lugar no Canadá e garantiu o quinto lugar na Itália e Cazaquistão. No Brasil é tetra-campeã brasileira de inter-seleções, em João Pessoa; Campeã em Timon em 2011, bicampeã brasileira interclube, tetracampeã do Norte/Nordeste e tricampeã maranhense. Segundo lugar no Brasileiro interseleções 2012 e 2º lugar no brasileiro de Cabeledo (PB) deste ano. Com esse currículo invejável, a atleta revela que escolheu o esporte para superar seus próprios limites, que se soma a habilidade e o bom desempenho nos esportes. 'A adrenalina de vencer é muito grande. A luta conseguiu preencher todos esses quesitos e a cada dia vem transformando a minha forma de perceber o mundo', destacou Anna Célia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com